Entrevista com Dr. Idalino Almeida, Psicanalista e Terapeuta de Regressão na Revista ZOOM, agosto de 1997
O Zoom desta edição vai para o teólogo, educador e psicanalista Idalino S. de Almeida. Especialista em Terapia Regressiva, Idalino fala dessa prática, que ajuda na resolução de traumas e conflitos através do acesso a experiências negativas arquivadas na memória e de sua consequente superação.
Zoom – O que é exatamente a regressão e como ela se processa?
Idalino – Regressão é uma abordagem terapêutica de acesso a conteúdos internos, através de técnicas como a hipnose ou o relaxamento profundo. No relaxamento, trabalhamos com os dois hemisférios do cérebro: o direito, que é visual, sintético, intuitivo, e o esquerdo, que é verbal, lógico e racional. Em estado de relaxamento profundo, o hemisfério esquerdo sai de cena, passando o controle para o direito, aguçando a consciência. É o estado alfa, que facilita o acesso ao arquivo da memória, trazendo ao palco da consciência vivências passadas.
Zoom – Como isso pode ajudar o paciente a superar traumas e conflitos?
Idalino – A partir do momento que aflora essa lembrança e o paciente toma consciência, torna-se mais fácil expurgar-se a energia reprimida.
Zoom – Já que a regressão acessa vivências passadas, ela comprova a encarnação?
Idalino – Como teólogo, eu não acreditava em vidas passadas, mas quando fazia regressão, as pessoas, às vezes, narravam fatos que nada tinham a ver com o contexto de suas vidas. Levei quatro anos para aceitar e encarar que se tratavam de experiências de outras encarnações. Só a partir daí, comecei a aplicar regressão a vidas passadas. Até então, só aplicava a regressão até a infância ou o útero. Hoje, eu acredito que existe uma alma universal, da qual toda a humanidade compartilha. Todos têm a sua origem nela. Quem nasce pela primeira vez, tem a alma universal como matriz. A partir daí, construímos a nossa história pessoal.
Zoom – Qual a experiência de regressão que o senhor fez que mais retrocedeu o tempo?
Idalino – Consegui ir até o início da vida do homem no planeta. Um paciente que tinha fobia de água reviveu uma experiência dolorosa em que se afogava quando era ainda um primata. Por conta disso, o medo perdurava, acompanhando-o em todas as suas vivências posteriores.
Zoom – Qualquer pessoa pode fazer terapia regressiva?
Idalino – À exceção dos psicóticos, bêbados, pessoas com retardo mental e as que sofrem do Mal de Alzheimer, todos podem ser hipnotizados e fazer terapia regressiva, desde que se permitam. Para as pessoas que estão mais abertas, é mais rápido e fácil. Mas mesmo aqueles que têm resistência, a partir da quinta, sexta sessão, já conseguem.